Salário mínimo e pensões: Quais os aumentos previstos em 2024?

A proposta do Orçamento do Estado para 2024 prevê um aumento de 60 euros no salário mínimo e subida das pensões entre 5,2% e 6,2%.

A proposta de Orçamento do Estado para 2024 deu entrada no Parlamento no dia 10 de outubro e, como já era esperado, o salário mínimo vai voltar a subir. Além disso, as pensões vão ser atualizadas de acordo com a fórmula prevista na lei, algo que não aconteceu no arranque de 2023. Saiba o que esperar.

 

Salário mínimo sobe 60 euros

A Remuneração Mínima Mensal Garantida (ou salário mínimo) será de 820 euros em 2024. São mais 60 euros (7,9%) do que os 760 euros de 2023.

Além disso, o reforço do acordo de rendimentos assinado, no dia 7 de outubro, entre o Governo e os parceiros sociais (excepto a CGTP e a CIP) representa uma mudança em relação ao que tinha sido acordado em outubro de 2022. Na altura, a ideia era de que o salário mínimo em 2024 fosse de 810 euros.

Nota: Ao valor base da Remuneração Mínima Mensal Garantida podem ainda acrescer outros complementos, como o subsídio de alimentação, ajudas de custo, comissões ou gratificações.

 

Isenção de IRS mantém-se

Em 2024, o Governo vai voltar o subir o valor de referência do mínimo de existência. Mais uma vez, o limite será o salário mínimo nacional calculado a 14 meses, ou seja, 11.480 euros. O que é que isto significa? Que estas pessoas não tem de pagar IRS

Contudo, a contribuição obrigatória de 11% para a Segurança Social mantém-se. Feitas as contas, quem receber a Remuneração Mínima Mensal Garantida leva 729,80 euros para casa.

 

Referencial para aumentos no privado será de 5%

O Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade assinado em 2022 previa um referencial para aumentos salariais no setor privado de 4,8%. Agora, com o reforço desse acordo, o valor foi revisto para 5%.

 

Pensões sobem entre 5,2% e 6,2%

O Governo recuperou a fórmula de cálculo prevista na lei e garante, assim, aumentos superiores ao da inflação registada em 2023 (cerca de 4,6%) e prevista para 2024 (2,9%).

No momento da apresentação do Orçamento do Estado, o ministro da Finanças, Fernando Medina, disse que as pensões vão aumentar, em média, 6,2%. Apesar de ter dito que este valor médio está muito próximo daquilo que será a atualização real das pensões mais baixas, não avançou com números para os escalões seguintes.

Entretanto, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, apresentou novos dados provisórios. Assim, está previsto que as pensões sofram os seguintes aumentos:

  • Até 1.020 euros: 6,2%
  • Entre 1.020 e 3.061 euros: 5,8%
  • Acima de 3.061 euros: 5,2%

Estas atualizações vão beneficiar cerca de 2,7 milhões de pensionistas e custarão ao Estado mais de 2.223 milhões de euros.

Nota: Está previsto que o IAS em 2024 seja cerca de 510 euros

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no meu site.

Estou sempre disponível para ajudar!

Seja para reduzir as suas prestações mensais com um crédito consolidado ou renegociar os seus créditos ou até mesmo criar um crédito habitação à sua medida. Para isso basta preencher o formulário abaixo com os seus dados e eu irei entrar em contacto consigo o mais rápido possível.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?