As taxas de juro vão continuar a subir?

Prestações mais elevadas. Governo a tentar ajudar. A pergunta para a qual todos gostariam de ter resposta: os juro vão continuar a subir?

As taxas de juro têm registado uma subida acentuada no último ano. O Banco Central Europeu (BCE) procedeu já a várias subidas da sua taxa de referência (Euribor) com reflexo no custo dos financiamentos de particulares e empresas.

Desde outubro de 2022, o BCE aumentou a taxa de referência para operações de refinanciamento, de 1,25% para 4,5%. Consequentemente, as taxas Euribor de mercado, que servem de referência ao cálculo de juros e prestações de créditos bancários indexados em Portugal, sofreram igualmente uma forte subida.

Com uma taxa de referência nos 4,5% e a Euribor a 6 meses atualmente acima dos 4%, será que as taxas de juro vão continuar a subir?

 

Olhar para o passado

Analisando os dados históricos das taxas de referência para operações de refinanciamento, três pontos se destacam:

  • Períodos houve já em que o BCE colocou a sua taxa de referência em valores acima dos atuais;
  • De facto, vivemos um período muito longo com taxas muito baixas;
  • A recente subida foi muito elevada e num curto espaço de tempo.

 

 

As expectativas do mercado

E quanto às expectativas dos atores de mercado? Como é que evoluíram ao longo do tempo, comparativamente com a realidade?

Este gráfico da Chatham Financial procura comparar isso mesmo: expetativas vs. realidade, relativamente à Euribor a 3 meses.

 

 

Durante o longo período de queda das taxas de juro, o mercado (quase) sempre esperou por taxas superiores no futuro.

Já durante o período mais recente de subida de taxas de juro, o mercado aguardava aumentos menos expressivos. O gráfico é bastante claro nisso: desde 2021, o mercado teve sempre de rever em alta as suas expectativas futuras.

Atualmente, a expectativa do mercado é que as taxas de juro tenham atingido um topo, e iniciem um processo lento e gradual de queda, até aos 3%. Não se espera, portanto, grandes quedas nos próximos tempos.

Será que essas expetativas serão cumpridas?

Bons negócios (imobiliários)!

 

Artigo de Gonçalo Nascimento Rodrigues

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no meu site.

Estou sempre disponível para ajudar!

Seja para reduzir as suas prestações mensais com um crédito consolidado ou renegociar os seus créditos ou até mesmo criar um crédito habitação à sua medida. Para isso basta preencher o formulário abaixo com os seus dados e eu irei entrar em contacto consigo o mais rápido possível.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?