Agravamento da prestação da casa em outubro supera 60%

As famílias que têm atualização da prestação da casa em outubro devem preparar-se para um agravamento entre 19% e 62%.

O mês de outubro antecipa-se muito desafiante para as famílias que têm empréstimo da casa com taxa variável: as subidas podem superar os 60%. São centenas de euros a mais, que ameaçam a sustentabilidade financeira. Eu posso ajudar na análise de alternativas e facilitar todo o processo de transferência de crédito para um banco que ofereça melhores condições. Analise o seu caso, sem qualquer compromisso ou custo associado.

 

Aumentos variam entre 19% e 62% dependendo da maturidade da Euribor

A média mensal da Euribor, em agosto, que se reflete nas prestações pagas em outubro, situou-se entre os 3,78%, no caso da Euribor a 3 meses, e os 4,07%, a 12 meses.

Se considerarmos um empréstimo de 200 mil euros a 30 anos, com um spread de 1%, a prestação agrava 18,5% (de 883,21 euros para 1.046,91 euros), se o crédito estiver indexado à Euribor a 3 meses. Com a Euribor a 6 meses, a mensalidade sobe 24,4% (dos 857,85 euros para 1.066,81 euros). O pior cenário é para os créditos indexados à Euribor a 12 meses, em que a prestação sobe 62% (dos 666,51 euros para 1.082,58 euros).

 

De juros negativos a mais de metade da prestação em pouco mais de um ano

A Euribor voltou a terreno positivo em meados de 2022. Estava há cerca de 6 anos em terreno negativo, o que fez com que as prestações fossem compostas quase em exclusivo pela amortização de capital (+ spread). Mas com esta inversão, as prestações dispararam e, atualmente, os juros cobrados devido ao agravamento da Euribor já representam mais de metade da prestação. Ou seja: todos os meses, as famílias estão a pagar mais juros do que capital em dívida.

Isto levou a uma espécie de guerra de spreads nos bancos, com os clientes a procurarem melhores condições, para conter esta subida galopante dos encargos com a casa. São várias as opções: taxa fixa, taxa mista, negociação de seguros associados. Mas cada caso deve ser analisado com as suas especificidades.

Eu tenho ajudado muitas famílias a encontrar a solução para equilibrar o orçamento neste momento tão desafiante para as finanças familiares. Se procura melhores condições para o seu crédito habitação, poupe tempo e burocracia com os meus serviços de intermediação de crédito. Não há qualquer custo associado. Pode simular aqui!

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no meu site.

Estou sempre disponível para ajudar!

Seja para reduzir as suas prestações mensais com um crédito consolidado ou renegociar os seus créditos ou até mesmo criar um crédito habitação à sua medida. Para isso basta preencher o formulário abaixo com os seus dados e eu irei entrar em contacto consigo o mais rápido possível.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar?